Lógica Fuzzy

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A lógica aristotélica, conhecida como a lógica do terceiro excluído, informa que tudo ou é verdadeiro ou é falso, ou seja, uma proposição pode ser verdadeira ou falsa, porém, não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo. Essa lógica só suporta duas possibilidades, mutuamente exclusivas. Nessa visão dicotomizadora, muitas vezes, se passa a utilizar o ou para conceitos, coisas e fatos não contrários ou excludentes, a exemplo de ócio ou trabalho, professor ou aluno, chefe ou subordinado etc.

Esse princípio dicotomizador, que governa o pensamento lógico desde Aristóteles até os dias atuais, muitas vezes, não pode ser aplicado na prática. Em certas ocasiões, encontram-se “meias-verdades”, tornando impossível que algo seja totalmente verdadeiro ou totalmente falso. Existem valores que contêm algo de verdadeiro e algo de falso ao mesmo tempo, principalmente nos processos sociais, envolvendo qualquer tipo de relacionamento. Existem flexibilidade, maleabilidade e plasticidade nesses relacionamentos, sejam eles interpessoais ou interorganizacionais.

O esforço de levar essa flexibilidade ao campo do formal fez nascer a Lógica Fuzzy, que representa a lógica da incerteza, da ambiguidade, da imprecisão e que está embutida no entendimento e no conhecimento humanos. Segundo a Lógica Fuzzy, tanto a pertinência como a não pertinência de um elemento a um conjunto se dão de forma gradual e contínua, não abrupta, o que se traduz na seguinte afirmação anônima: “Tudo é uma questão de grau”. Em resumo, essa lógica é inerente à própria vida, e a complexidade da vida humana pode ir muito além desse limiar fuzzy, porquanto a Lógica Fuzzy suporta infinitas possibilidades de opções, sem que tenham de ser excludentes: a possibilidade de falso, a possibilidade de verdadeiro e infinitas possibilidades de mistura entre falso e verdadeiro.

A Lógica Fuzzy, lógica do “e” (includente, não dicotômica), permite sair do dilema da lógica aristotélica, lógica do “ou” (excludente, dicotômica).

Epistemologicamente, a lógica borrosa afeta o modo de pensar e de fazer classificações, e já conta com muitas aplicações na área tecnológica e denota profundas implicações ideológicas para as Ciências Humanas.

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