To read the original in English, click here.
Neste Artigo, Vladimir Dimitrov mostra que a Aprendizagem Sublime pode ser vista como a aprendizagem para sublimar o conhecimento em sabedoria.
Aprendizagem Sublime é a aprendizagem para viver em harmonia com as dinâmicas do Universal – as energias e forças, cuja interação incessante sustenta o continuum e a integridade da plenitude existencial. Todo ser humano é uma corporificação dessas energias e forças; elas manifestam seus ilimitados potenciais por meio de cada um de nós. Enquanto dotados com a habilidade de sermos conscientes sobre nós mesmos, nós podemos estar conscientes delas trabalhando dentro de nós e dando suporte às nossas atividades físicas, assim como à emergência e interação das nossas emoções e sentimentos, pensamentos e ideias, crenças espirituais, sonhos e aspirações. Uma vez conscientes delas, nós somos capazes de aprender como potencializar e guiar seu poder inexaurível bem como usá-las para a expensão da nossa consciência.
As dimensões da vida humana refletem e expressam as dimensões da existência. Na medida em que a existência é atemporal: sempre foi, é, e sempre será, a vida humana também deve ter dimensões atemporais – dimensões que não perecem no fim físico da vida de alguém.
Para os grandes pensadores da Grécia Antiga, como Pitágoras, Sócrates e Platão, assim como para muitos outros pensadores que viveram em diferentes lugares no mundo antigo, estava claro: se alguém não pode revelar nada na vida que esteja além da morte, tal vida parece fútil. Todos os esforços ao longo da vida, que alguém aplica devotadamente para aprender e crescer em inteligência parecem completamente sem sentido, se a morte tiver o poder de destruir instantaneamente e para sempre os frutos desses esforços. A natureza dotou os seres humanos com a autoconsciência – uma capacidade sublime de estar consciente do desdobramento das suas vidas, de ser capaz de estudar as dinâmicas – as energias, forças, mudanças e transformações, que guiam esse desdobramento, para reconhecer, guiar e aplicar o gigantesco poder de autossustentação dessas dinâmicas; é difícil de acreditar que tal capacidade única, criada ao longo de milhões de anos de evolução, possa aniquilar-se com a desintegração da composição material do corpo.
A Aprendizagem Sublime é a aprendizagem para experienciar a atemporalidade, para preencher as nossas mentes com o sentimento profundo “oceânico” de ser um com as dinâmicas autopropulsionadoras da existência, ser um com tudo que é. Tal profunda experiência de atemporalidade pode acontecer somente quando alguém é bem-sucedido em dissolver as fronteiras entre si (onde o ego é o chefe) e o Universo, quando para de se ver a si mesmo como uma mera entidade mortal desconectada do ritmo existencial aiônio, mas um “fractal” do todo, em outras palavras: experienciar a si mesmo como realmente é: microcosmo aiônio do infinito existencial do Universal que tudo engloba.
A Aprendizagem Sublime pode ser vista como a aprendizagem para sublimar o conhecimento em sabedoria. Nós geramos e executamos o processo de conhecimento por meio das nossas mentes, mas as mentes não são suficientes para nos levar no caminho da sabedoria. A mente pode ser facilmente aprisionada em dogmas e preconceitos, distraída por desejos passageiros, direcionada para a realização de objetivos egoístas, manipulada e passar por lavagem cerebral por parte daqueles que possuem posses econômicas e poder político na sociedade. É a mente humana que está embutida nas tecnologias avançadas de hoje para destruição em massa, para matar uns aos outros em guerras infindáveis e banhos de sangue. A capacidade da mente de raciocinar, embora possa parecer desenvolvida, não pode nos ajudar a lidar com as crises ecológicas e sociais dos nossos dias – crises que de acordo com alguns pesquisadores, irreversivelmente apontam em direção da destruição da humanidade.