Propósito

O Propósito do Blog da Teoria da Complexidade é permitir o compartilhamento de dados para a geração de informação e de conhecimento sobre a Realidade Fractal e sobre a chamada Teoria da Complexidade, que, na realidade, não é uma teoria, mas um complexo de teorias – Teoria dos Fractais, Teoria do Caos, Teoria das Catástrofes, Lógica Fuzzy e outras – procedentes das Ciências Exatas que se dirigem, explicita e implicitamente, para uma visão cada vez mais aproximada da realidade, sem simplificação, sem reducionismo. Paradoxalmente, essas teorias aproximam-se das Ciências Humanas e estão sendo usadas para entender as estruturas e os processos organizacionais complexos que transcendem as teorias clássicas sobre organizações.

A Natureza sempre foi uma grande fonte de inspiração, de criatividade e de inovação. Foi da observação do que ocorre na Natureza que surgiu a maioria das grandes invenções, teorias e leis universais.

E a Natureza é Fractal. E a Realidade Fractal é Fonte de Inovação e de Alta Performance Exponencial que a Natureza usa para fazer e desfazer tudo o que ela faz e desfaz, sempre inovando, com alta performance, sem desperdício, e com a estética e beleza que lhe são peculiares. Nós podemos vivenciar essa Realidade, também, nas nossas Vidas e nos nossos Negócios.

Acreditamos que muitas pessoas vivem no passado, “chorando o leite derramado”, por isso, acabam ficando depressivas, pois o passado não existe mais, já passou, e não volta. Muitas outras vivem no futuro, esperando serem felizes quando esse futuro chegar, mas o futuro também não existe, é somente imaginação, por isso acabam ficando estressadas. Em ambos os casos, vivem continuamente infelizes. Somente o presente existe, e passa muito rápido, é somente o instante que separa o passado do futuro. Se não vivenciarmos a nossa presença, simplesmente não estamos vivendo realmente, estamos apenas passando pela vida, como num mundo de ilusões passadas e futuras. Ou seja, vivendo na infelicidade.

Acreditamos que a Realidade Fractal é transformadora e constitui um estilo de vida, que faz com que exercitemos plenamente a nossa presença e, por consequência, sejamos mais criativos e inovadores, mais prósperos e mais felizes.

Acreditamos, também, que o paradigma da Ciência da Complexidade – a chamada Teoria da Complexidade – nos faz vivenciar a conectividade e a interatividade que são inerentes a tudo o que compõe o Universo em que vivemos, corroborando o que diz a música Wave, do nosso querido Tom Jobim: “É impossível ser feliz sozinho”.

Por acreditar nisso, criamos a FRACTALFractal Reality Academy and Complexity Theory Application Learning, uma Academia para a aprendizagem da Realidade Fractal e para a aplicação da Ciência da Complexidade na Vida das pessoas e das Organizações.

O Propósito do Professor Júlio Torres é ajudar as pessoas a se tornarem mais Criativas e mais Inovadoras, mais Prósperas e mais Felizes, com Excelência Fractal, vivenciando a Realidade Fractal nas suas Vidas e nos seus Negócios.

O Professor Júlio Torres é um estudioso e pesquisador da Teoria da Complexidade (FractaisCaosCatástrofes e Lógica Fuzzy) aplicada às Organizações, à Estratégia, à Gestão, à Educação e à Experiência de Ócio; foi Professor do Departamento de Computação da UFC – Universidade Federal do Ceará durante 35 anos, ao mesmo tempo em que foi funcionário do Banco do Nordeste, durante 20 anos, onde, entre outras funções, foi consultor e instrutor de Desenvolvimento de Equipe e Estratégia Corporativa; foi Professor da UNIFOR – Universidade de Fortaleza, durante 21 anos (CCT – Centro de Ciências Tecnológicas durante 20 anos (de 07/1997 a 07/2017), e CCG – Centro de Ciências de Comunicação e Gestão durante um ano (de 08/2017 a 07/2018), onde ministrou a Disciplina Administração, Empreendedorismo e Inovação, na Graduação, e a Disciplina Teoria da Complexidade, na Pós-Graduação; Professor de Cursos de Pós-graduação da UFC (CETREDE), UECE, UVA e UNIFOR e de outras Instituições (2002 …); Consultor Organizacional com formação em Consultoria em Método de Processo (2000 …).

O Professor Júlio Torres é Doutor em Psicologia pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (2014); Mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991); tem Formação em Dinâmica Energética do Psiquismo – DEP, pelo Instituto de Cultura para o Desenvolvimento e Educação Permanente – ICDEP (2008); Especialista em Educação Biocêntrica – Universidade Estadual Vale do Acaraú, em parceria com Centro de Desenvolvimento Humano e Instituto Paulo Freire de Estudos Psicossociais (2001); Especialista em Computação pela Universidade Federal do Ceará (1988); Graduado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1975).

O Professor Júlio Torres ministra Palestras, Seminários, Workshops e Cursos sobre Realidade Fractal e sobre a aplicação da Ciência da Complexidade na Vida das pessoas e das Organizações, envolvendo Realidade Fractal; Organização Fractal; Educação Fractal; Inovação e Alta Performance Fractal; Liderança Fractal; Estratégia Fractal; Gestão Fractal; Marketing Fractal; Visões de Mundo; Processo de Comunicação e de Geração de Conhecimento; Processo Dialógico Fractal de Relações.

Mentorias, presenciais e on-line, em Inovação e Alta Performance Fractal (abordando a Realidade Fractal e na Aplicação da Ciência da Complexidade) e em Inovação e Alta Performance Caórdica (abordando a Teoria do Caos; os Atratores Caóticos; Autopoiese; Neguentropia; Teoria das Catástrofes; Lógica Fuzzy; e Tecnologia do Diálogo).

Depois de mais de 20 anos vendo e vivenciando a transformação que as pessoas conseguiram nas suas vidas depois de conhecerem e vivenciarem esse novo paradigma, ele resolveu compartilhá-lo com o maior número possível de pessoas por meio dessa fantástica tecnologia que esse paradigma nos trouxe, que é a Internet.

Cartão Digital do Prof. Júlio Torres.    Faça Download do Arquivo e salve no WhatsApp do seu Smartphone, para, de lá, ir para a Mídia Social correspondente à Foto e a cada Ícone.

Instagram did not return a 200.