O Encantamento, como o define Guy Kawasaki, guru best-seller do setor empresarial, não envolve a manipulação das pessoas, mas sim a transformação de situações e relacionamentos. Converte a hostilidade em civilidade e a civilidade em afinidade. É responsável por converter os céticos e os cínicos em adeptos e os indecisos em partidários fiéis.
O Encantamento pode ocorrer durante uma transação no varejo, uma negociação no mais elevado nível corporativo, ou em uma atualização do Facebook. Quando praticado de forma correta, torna-se mais poderoso do que a persuasão, a influência ou as técnicas de marketing tradicionais.
Kawasaki defende que, tanto no mundo dos negócios quanto nas relações pessoais, a meta não deve ser apenas alcançar um objetivo, mas sim obter uma mudança voluntária, duradoura e agradável nas outras pessoas. Através da associação de suas próprias metas e desejos, sendo amável e merecedor de confiança, e elaborando projetos que possam ser aceitos pelos demais, você poderá modificar os corações, as mentes e as ações. Por exemplo, o encantamento possibilitou:
- Um voluntário do Corpo da Paz Civil suavizar um confronto potencialmente violento com a guerrilha armada.
- Um canal de TV a cabo iniciante obter o direito de apresentar o astro Howard Stern,
- O novo calçado de corrida (Vibram Five Fingers), a princípio considerado como uma loucura, construir, de forma metódica, uma base de clientes apaixonados.
- Um fabricante de cristais canadense (Nova Scotian Crystal) transformar observadores em compradores.
Este livro mostra todas as táticas necessárias para preparar e iniciar uma campanha de encantamento: para obter o máximo das tecnologias de push-pull; e para encantar a superar os hábitos arraigados nas pessoas ao seu redor e a desafiar a nem-sempre-sábia “sabedoria das massas”.
As lições de Kawasaki foram extraídas do seu mandato em uma das organizações mais encantadoras de todos os tempos, a Apple, bem como da sua experiência de décadas como empreendedor e empresário. Há poucas pessoas no mundo mais qualificadas para ensinar o método do encantamento.
Como escreve Kawasaki, “Quer mudar o mundo? Quer transformar lagartas em borboletas? Para isso é necessário mais do que relacionamentos comuns. É necessário convencer as pessoas a sonhar o seu sonho”. Esta é uma meta ambiciosa, mas pode ser alcançada por qualquer um de nós.
Guy Kawasaki foi evangelista-chefe da Apple. Guy é também cofundador da Alltop.com) estante de revistas online que aborda os assuntos populares da Web) e sócio fundador da Garage Technology Ventures. Dentre os seus nove últimos livros estão o best-seller A Arte do Começo, bem como Reality Check e The Macintosh Way. Guy é formado em Administração pela Universidade de Stanford e possui MBA pela UCLA. Hoje vive o Vale do Silício com sua mulher e seus quatro filhos.
Acesse www.facebook.com/enchantment