Neste Livro, você poderá encontrar algumas reflexões e sugestões que o ajudarão a descobrir suas próprias respostas desde uma visão mais abrangente e explicativa dos fenômenos educacionais, mas, ao mesmo tempo, mais amorosa, consciente, sustentável e consequente.
A etapa atual de transição da humanidade requer mudanças em nossa maneira de pensar, de sentir, de agir e de viver e conviver, para que, como educadores, possamos desenvolver ações que verdadeiramente colaborem para a evolução do pensamento, da consciência e do espírito humano, no sentido de desenvolvermo-nos plenamente como seres singulares e complexos, ao mesmo empo, contribuindo e cooperando na construção de uma cidadania planetária em busca de um mundo mais justo, humano e sustentável.
Isso exige, desde a teoria e a prática educacional, um grande esforço no desenvolvimento de concepções e experiências, capazes de concretizar e tornar visível “O novo paradigma educacional emergente”, a partir de visões ecossistêmicas e transdisciplinares que possam e devam materializar-se em novas atitudes e propostas de formação do professorado; em novas práticas educacionais mais sensíveis e responsáveis; e em novas perguntas e respostas pedagógicas mais coerentes com as necessidades dos seres humanos e de nossa mãe Terra.
Desde um olhar transdisciplinar e uma visão complexa e multidimensional da realidade e dos fenômenos e processos educativos, este livro apresenta algumas reflexões e sugestões, tanto para a criação de ambientes de aprendizagem estimulantes e criativos como para o desenvolvimento da consciência, a partir dos processos de viver e conviver que se dão mediante conjugação de dimensões emocionais, afetivas, amorosas e espirituais da educação.