Complexidade e Organizações – Em Busca da Gestão Autônoma

Um Livro sobre Gestão Autônoma

À medida que avança o processo de integração do mundo (muitos chamam de “globalização”) aumenta o grau de complexidade da sociedade evidenciando laços de interdependência em todos os níveis. Em um cenário como esse em que uma ação localizada pode ter implicações surpreendentes em pontos dispersos é cada vez mais improvável que o padrão de organização e gestão tradicional – ainda que tenha garantido o desenvolvimento da industrialização – funcione bem atualmente.

Este livro propõe uma abordagem gerencial construída com base na Teoria da Complexidade. Vai além das especulações acerca das implicações organizacionais dessa teoria e demonstra com um exemplo real brasileiro como os conhecimentos da complexidade podem de fato contribuir para o desempenho organizacional.

Lançando mão de um estudo de caso detalhado o texto demonstra com propriedade como os sistemas se manifestam na prática no cotidiano de uma organização industrial. Além de tratar a realidade concreta das organizações com rigor conceitual e metodológico a obra apresenta a dinâmica dos sistemas complexos de forma profunda – porém acessível aos não iniciados.

É um livro inspirador para profissionais que dirigem organizações já que alia a experiência prática à reflexão teórica.

A Complexidade e a Ação

Paradigm of Complexity – The Law of Emergence