To read the original in English, click here
Neste artigo, consultores do Boston Consulting Group apresentam as forças poderosas que estão remodelando o ambiente global de negócios. E neste contexto, para se manterem competitivas, as empresas precisam evoluir para além da busca tradicional por escala.
Acreditam eles que a hegemonia da escala global está em declínio como resultado de uma inesperada confluência de três forças poderosamente destrutivas: a fragmentação do consenso geopolítico, a crescente presença da digitalização no processo de geração de valor e o rápido surgimento de novas formas de inovação para o desenvolvimento de produtos.
Eles sugerem, então, que as empresas devem buscar uma nova fonte de força competitiva – uma força que eles chamam de Vantagem Fractal. Ao implantar essas estratégias fractais, as empresas podem esperar prosperar não por causa de melhores economias de escala, mas por causa de uma melhor capacidade de resposta e de fidelidade do cliente. A abordagem fractal gera mais diálogos, interações e conexões – o que, por sua vez, gera o tipo de insights e de inovação necessários para criar melhores soluções para as necessidades do cliente. E essas soluções altamente personalizadas e em rápida evolução são a essência para um crescimento exponencial e lucrativo em um mundo fragmentado.
Palavras-chave: complexidade, estratégia, fractal, fractalidade, vantagem fractal.