To read the original in English, click here.
Neste artigo, consultores do Boston Consulting Group argumentam que as novas empresas de sucesso, como reconheceu Jope, da Unilever, serão as empresas com equipes em campo que estejam mais focadas em conquistar clientes locais, micromercados e pools de lucros de desenvolvimento rápido. Escalar o núcleo – uma fórmula desenvolvida para uma economia globalizada, estável e integrada que está se fragmentando rapidamente – deu lugar à inovação, à velocidade e à capacidade de resposta na periferia.
Muitas empresas globais estão trabalhando para se adaptar à Vantagem Fractal, enquanto as empresas de subescala geralmente estão prosperando muito bem. Pois as estratégias de escala e as estratégias fractais dependem de princípios de organização essencialmente distintos. São necessários mais do que alguns pequenos ajustes para transformar uma empresa projetada para Vantagem de Escala em uma empresa que pode trabalhar com sucesso a Vantagem Fractal.
Palavras-chave: complexidade, estratégia, fractal, fractalidade, vantagem fractal.