Complexidade da Vida Humana

A partir da experiência, todos sabem que as dinâmicas da vida são complexas. Fenômenos da vida, eventos e processos emergem de interações de muitos fatores interrelacionados.

Complexa é a organização física do corpo humano, extremamente complexa é a vida emocional das pessoas, seus pensamentos, idéias e buscas. Bem complexa é a organização da sociedade humana – entrecruzados e interdependentes são processos dinâmicos manifestados no nosso planeta, no nosso sistema solar e no Universo. Tão complexa que a ciência contemporânea pode ver apenas uma pequena fração dessa abundante COMPLEXIDADE. Especialistas de diferentes ramos da ciência apressam-se em dividir essa pequenina fração em menores partículas ainda, para analisar algumas delas e tirar conclusões, para então repetir e estender a análise e re-escrever essas conclusões, então novamente olhar para as partículas e vir com conclusões possivelmente inteiramente diferentes, e assim por diante.

Dividir, separar e analisar – isso é o que a ciência faz muito bem. Unificar, unir e sintetizar em um todo orgânico indivisível não é fácil para abordagens fragmentadas usadas pelas disciplinas científicas. Isso é fácil para a natureza e ela faz isso perfeitamente!

A teoria do Caos e a ciência da complexidade tentam não dividir. Sua missão não é dividir, pois no foco da sua pesquisa está a INTEGRIDADE – interconectividade, relacionamento e interação das miríades de dinâmicas complexas, quaisquer que sejam suas manifestações específicas. O Caos e a Complexidade tentam entender características e leis de comportamento que são comuns a todos os processos dinâmicos. E como simplesmente não existem processos não-dinâmicos no universo, o caos e a complexidade estudam algo muito elementar, essencial e vital para o entendimento da unidade de todas as formas de existência.

O que a Teoria do Caos ensina é que as dinâmicas dos processos complexos são não-lineares e caóticos – pequenas mudanças nas condições iniciais de tais processos podem dar surgimento a transformações impredizíveis no futuro. Dinâmicas caóticas são ubíquas – do comportamento de moléculas até a interação de planetas e galáxias, do comportamento de células até a interação de pessoas e de civilizações.

Não é um problema, de forma nenhuma, aceitar que as dinâmicas da vida humana sejam complexas e caóticas. O que é problemático é entender que essas dinâmicas são extremamente suscetíveis às nossas ações, aos nossos pensamentos, histórias, sentimentos, crenças e atitudes. De uma forma quase misteriosa, pequenas mudanças no fluxo dos nossos processos de pensamento podem trazer à tona transformações radicais em toda a dinâmica da nossa vida.

El Poder Contra la Fuerza – Los Determinantes Ocultos del Comportamiento Humano

Episódio 03 – Realidade Fractal, Teoria da Complexidade, Arquitetura e Empreendedorismo