Complexidade, Caos e Criatividade – Uma Jornada para além do Pensamento Sistêmico

A descoberta inovadora da Teoria da Complexidade e da Teoria do Caos iluminou uma nova forma de pensamento – o pensamento complexo – que tem uma capacidade maior do que a do pensamento sistêmico para entender os fenômenos e processos complexos.

Com o pensamento complexo, o desdobramento aparentemente caótico da vida na natureza e na sociedade é visto como uma manifestação da criatividade inerente à completude que engloba tudo da existência. A forma como a criatividade ‘fala’ é através da espontaneidade da emergência, através do poder da auto-organização e da evolução. Cada embrião, e não apenas eles, mas cada semente emerge de interações dinâmicas complexas de substâncias, forças e energias de diferentes naturezas e com diferentes graus de interrelacionamentos e intensidade. Uma vez emergida, a semente evolui num ritmo único que reflete o ritmo de todo o universo.

Descobertas matemáticas da Complexidade e do Caos relacionam-se ao campo das dinâmicas não lineares, nas quais o estudo e a modelagem computacional de padrões dinâmicos emergentes, de auto-organização e de coevolução de estruturas coerentes têm um papel central. Os mesmos fenômenos são de vital importância quando tentamos entender os altos e baixos da vida humana e o ritmo das mudanças na natureza e sociedade.

Os conceitos matemáticos chave da Complexidade e do Caos, tais como: atratores caóticos, fractais, ambientes adaptativos, diagrama de bifurcação, criticidade de auto-organização, arrefecimento simulado e limiar do caos, são holísticos; eles são usados para descrever e entender o comportamento não linear, isto é, um comportamento que faz sentido apenas quando estudado como um todo. Assim é o comportamento da natureza e dos seres humanos. Esse é o motivo pelo qual os matemáticos da Complexidade e do Caos evocam visões poderosas para o entendimento holístico da intrincada interação de fatores, quase infinitos em número, que, permanentemente, influenciam a coexistência das pessoas com a natureza e umas com as outras.

Capital Espiritual

Complex Nature of Human Dynamics