A BMW comemorou 100 anos em 2016. Aqui está o carro que ela levou à festa:
A visão da BMW para os próximos 100 anos é um carro de passeio esportivo fractal. Não um SUV, não um hipercarro, não um carro voador movido a energia nuclear. Carros de passeio esportivos são, diz Adrian von Hooydonk, “o núcleo” da BMW.
Mas, o BMW Vision Next 100, para dar ao carro seu nome completo, também é autônomo, muda de forma e é alimentado por algo que não vai nomear.
Assim como o i8 Spider revelou na CES em janeiro/2016, ele tem dois modos. Você dirige ou dirige.
Mas, mesmo quando você está dirigindo, está no modo “boost” – impulsionado para um piloto de heróis. A realidade aumentada guia-o, projectando a linha de direcção ideal e a velocidade no pára-brisas.
A exibição de realidade aumentada também projetará riscos ocultos em seu campo de visão.
O exemplo da BMW é um ciclista obscurecido por um caminhão. Uma imagem do ciclista é projetada em seu pára-brisa, tornando o caminhão magicamente semitransparente.
Se tudo isso for muito difícil ou se você tiver outras coisas para fazer, mude para o modo de facilidade. O quadrante de direção se dobra e as cadeiras giram para que você possa relaxar e seguir em frente com a vida.
Agora, esse negócio de mudança de forma – ou Geometria Fractal, “Geometria Viva” como Van Hooydonk chama. Os triângulos de tatu-bola no painel (Antenas Fractais) deixam o carro avisá-lo, quase subliminarmente, dos perigos que se aproximam, abrindo-se para revelar seus lados reversos vermelhos.
A carroceria externa usa mais do mesmo motivo triangular. As rodas são justas, então, quando as da frente se viram para dirigir, a carroceria se estica para acomodá-las (Sanfona Fractal).
Na parte de trás do carro, o perfil alonga-se com velocidade, cortando o arrasto aerodinâmico.
Na frente, a grade do radiador está presente e correta, mas van Hooydonk ressalta que ela não é necessária como uma entrada de ar – uma pista de que não há seis cilindros em linha reta atrás dela. Em vez disso, eles reutilizaram a grade como uma vigia para todos os sensores que o carro precisa para dirigir de forma autônoma.
“Se você pode imaginar o futuro, você deu o primeiro passo”, diz AvH. Ele imaginou algo bonito, você não acha?